Atitudes saudáveis e boa alimentação ajudam a manter a gripe bem longe
Os dias frios e o ar mais seco são as principais características do Outono, estação que vai de 21 de março a 21 de junho, demandando cuidados especiais. Junto à secura do ar e à poluição ambiental, a queda da temperatura pode aumentar a incidência de doenças transmitidas pelo ar, como a gripe. Sinusite, rinite, otite e doenças alérgicas também costumam a incomodar mais nesse período.
Os problemas mais comuns do Outono são as infecções respiratórias, como a gripe e o resfriado, portas de entrada para doenças mais graves. A pneumonia é uma delas e, causada por bactérias, atinge principalmente crianças e idosos, portadores de doenças crônicas, diabetes, pacientes com insuficiência renal, gestantes, profissionais da área da saúde e portadores de HIV.
Como prevenção, é importante evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas, manter janelas abertas e, nos dias de baixa umidade do ar, manter-se bem hidratado - bebendo cerca de dois litros por dia, como água, chás, sucos e água de coco.
Se sentir que o ar em casa está seco, espalhe bacias com água e mantenha uma alimentação equilibrada, ajudando a manter uma imunidade adequada. Descanse o suficiente para ativar o seu sistema imunológico, lave as mãos com frequência e evite o contato delas com os olhos, nariz e boca. e, acima de tudo, se o resfriado aparecer, procure um médico, nunca se automedique.
É gripe ou resfriado?
O que mais diferencia essas duas doenças é o fato da gripe ser mais grave que o resfriado. Além da coriza,
mal-estar e dor no corpo, ela costuma também causar febre alta e deixar a pessoa de cama. Contagiosa,
a gripe é causada pelo vírus Influenza (tipos A, B e C).
Já o resfriado é menos agressivo e de menor duração. Ele é causado pelos Rhinovírus (de vários tipos) e
transmitido entre as pessoas através das vias respiratórias.
Para se proteger: A vacina é a melhor proteção. Realizada anualmente, ela não protege 100%, mas garante sintomas mais amenos em caso de contrair a doença. E é preciso se programar, pois ela leva cerca de um mês para começar a fazer efeito.
Atitudes saudáveis e boa alimentação ajudam a manter a gripe bem longe Os dias frios e o ar mais seco são as principais característica...