Dia Mundial do Lupús




O que é lúpus?
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença infamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. 

Quais são as características da doença?
São reconhecidos 2 tipos: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Quem tem lúpus?
O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Ocorre principalmente entre 20 e 45 anos, sendo mais frequente em pessoas mestiças e nos afrodescendentes. 

Qual é a incidência?
No Brasil, não dispomos de números exatos, mas as estimativas indicam que existem cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença. Cerca de 4.000 em uma cidade como o Rio de Janeiro.

Quais são os sintomas?
Variam em intensidade de acordo com a fase de atividade ou remissão da doença. É muito comum que a pessoa apresente:
• Cansaço
• Desânimo
• Febre baixa (mas raramente, pode ser alta)
• Emagrecimento 
• Perda de apetite

As manifestações podem ocorrer devido a infamação na pele, articulações (juntas), rins, nervos, cérebro e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e o coração (pericárdio). Outras manifestações podem ocorrer devido à diminuição das células do sangue (glóbulos vermelhos e brancos), devido a anticorpos contra essas células.


Fonte: IDTECH / HGG 


0 comentários