5 dicas para sua empresa começar a fazer e-mail marketing
O e-mail marketing
é uma ótima ferramenta para nutrir e ganhar novos leads. Confira 5 dicas que
vão ajudar seus e-mails a ter uma melhor
performance!
Apesar de ser
considerado ultrapassado por algumas pessoas, o e-mail marketing ainda é um dos
mais importantes canais de relacionamento com o cliente. Mais do que ajudar na
fidelização, essa ferramenta traz informações importantes sobre o comportamento
e os interesses do público, levando conteúdos essenciais para educar os
clientes sobre o produto ou serviço que sua empresa oferece. Além disso, seu
formato versátil permite um diálogo diversificado com o público, de acordo com
o grau de relacionamento estabelecido com a sua empresa.
O e-mail
marketing pode ser utilizado para tratar temas introdutórios ou mais densos e
complexos, de acordo com os interesses de quem vai recebê-lo. Planejar
detalhadamente cada campanha de e-mail marketing é o que fará toda a diferença
nos resultados de sua estratégia de marketing digital. Por isso, separamos 5 dicas importantes
para que esse trabalho seja eficiente. Confira:
1. Não
utilize listas compradas
Imagine que
você esteja recebendo constantemente em sua caixa de entrada e-mails não
solicitados sobre assuntos que não o interessam. A sua sensação, certamente,
será de irritação, frustração ou até mesmo indignação devido à invasão de sua
privacidade. São esses são os sentimentos que a sua marca pode causar nas
pessoas, caso o e-mail marketing seja feito de maneira amadora, sem critério e
com procedimentos inadequados, como é o caso da compra de listas.
Comprar lista
para envio de e-mail marketing é uma atitude perigosa que pode comprometer
seriamente a imagem da sua empresa. Mesmo essa prática ainda sendo muito comum
e, infelizmente, recomendada por alguns “profissionais” da área, é importante
entender que o disparo de e-mail para listas compradas é considerado spam. Para
que seu trabalho de marketing de conteúdo seja bem sucedido, e seu e-mail bem
recebido, clicado e lido, é importante que ele seja enviado para quem se interessa
pelo tema e, mais ainda, para quem concordou em receber informações da sua
empresa.
Por isso,
criar listas próprias — seja por meio do cadastro de clientes, na loja física e
virtual, ou da geração de Leads no oferecimento de eBooks e conteúdos relacionados
— é a forma mais segura de conseguir um bom índice de leitores. O trabalho de
captação de e-mails pode ser lento e difícil, mas traz o que você procura:
resultado. Lembre-se de que a qualidade conta muito mais do que a quantidade.
2.
Defina seu objetivo
Mais
importante do que se comunicar com o público é saber exatamente sobre o que ele
quer conversar. Por isso, crie estratégias e planejamentos para enviar os
e-mails segmentados de acordo com o interesse de cada grupo de contatos.
Estabeleça um
único objetivo por e-mail. Somente você poderá determinar esse objetivo,
portanto, pense: é vender, informar, educar, baixar seus materiais, gerar
indicações? Ou mais, você pode ainda definir metas, como:
a) Vender 5
contas;
b) Gerar 15
novas indicações;
c) Educar 200
leads;
d) Conseguir
50 downloads do aplicativo.
Com esse foco
consegue estabelecer um planejamento que irá priorizar suas ações com base no
objetivo e gerar mais resultado para seu negócio. O funil de vendas é uma ótima
estratégia para automatizar essa conversa com seu público, sem que ela pareça
mecânica. Nele, você separa sua audiência de acordo com as etapas da jornada de compra.
Em cada
campanha de e-mail marketing, verifique a etapa da jornada em que seu público
está inserido e adeque o conteúdo e a proposta de acordo. Trabalhar com inbound
marketing, criando conteúdos específicos para cada necessidade de quem vai
receber os seus e-mails, é atender a expectativas, levando informação relevante
no exato momento em que o usuário procura por ela.
3. Defina o
layout mais adequado aos objetivos do seu e-mail
O layout é
parte importante do processo de envio do e-mail marketing. Dependendo da sua
estratégia, ele pode ser composto por imagens e textos, desde que de maneira
equilibrada, ou inteiramente por texto. Tudo vai depender do que você
pretende comunicar e do seu objetivo ao enviar a campanha e não abra mão dos
botões de chamada para ação (call-to-action).
A qualidade
estética e do conteúdo também contam muito, então nada de enviar imagens com
baixa resolução, design pobre ou erros de digitação e/ou ortografia. Erros
simples podem comprometer a credibilidade. Mantenha sempre a coerência com a
identidade visual do seu negócio. E aqui vale uma última dica: nunca utilize
uma única imagem. Alguns navegadores não exibem e-mails assim e você não vai
querer gastar um disparo que não terá retorno, certo? Por isso, sempre use o
formato HTML para enviar e-mails.
4. Segmente e
automatize sua estratégia
Segmente a
sua audiência e crie campanhas automatizadas para que os e-mails sejam seja
disparados momento mais adequado.
A segmentação
é um dos fatores mais importantes para sua empresa gerar mais resultados
enviando menos e-mails. Assim, além de aproveitar melhor o tempo da sua equipe,
você consegue manter seus clientes sempre bem informados e atendidos.
Alguns
exemplos de segmentações que você pode usar em sua estratégia de e-mail
marketing:
Por personas;
Por cargos
(tomadores de decisão, materiais mais estratégicos) ou técnicos (materiais mais
práticos, que facilitam o dia-a-dia);
Área de
atuação da empresa do Lead (tecnologia, e-commerce, educação, saúde, etc.);
Pessoas que
já demonstraram interesse em outro conteúdo sobre mesmo assunto ou assunto
semelhante/complementar;
Pessoas que
já demonstraram interesse em determinado produto, mas não compraram;
Clientes, não
clientes, pessoas que negociaram mas não fecharam, etc.
Estágio de
Compra
Perfil e
pontuação no Lead Scoring.
5. Analise os
resultados
A
possibilidade de analisar as métricas apresentadas no e-mail marketing é um
ganho valioso que coloca essa ferramenta como uma das mais vantajosas entre as
tradicionais. Analisando, por exemplo, a taxa de abertura ou clique dos
e-mails, você pode identificar como anda o interesse do público sobre
determinado assunto. Pode, também, entender quais são os temas apreciados e
ignorados e, assim, promover uma melhoria constante do seu trabalho.
Essa análise
permite não só a obtenção de feedbacks, mas orienta sobre os próximos passos
que devem ser tomados para atingir o objetivo proposto. A melhoria do trabalho,
moldando-o de acordo com interesses e expectativas do público, diminui os erros
e aumenta o interesse das pessoas em interagir com os e-mails enviados.
É importante
avaliar as métricas de cada campanha, documentando cada uma delas para
acompanhar a evolução ao longo do tempo. Dessa forma, seu trabalho terá um
referencial para comparações futuras. Além disso, a prática de analisar
periodicamente as métricas ajuda a manter a melhoria constante, pois, ao menor
sinal de queda nos resultados, você e sua equipe terão tempo e ferramentas
suficientes para encontrar o problema e repará-lo.
Fonte: endeavor.org.br
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