dica
Bateu o carro? Saiba o que fazer diante deste imprevisto
O que
fazer se baterem em seu veículo? E se o acidente provocar feridos? Quem é
preciso acionar nesse tipo de situação? Não é fácil decidir qual atitude tomar
em situações como essas. Para auxiliar os motoristas, o especialista do Grupo
BB e Mapfre apresenta as principais dicas sobre o que fazer diante desse
tipo de imprevisto.
A
primeira orientação é manter a calma e analisar a situação para checar se
existem vítimas. “Em caso positivo, acione imediatamente o serviço de
emergência e não realize nenhum movimento com o ferido, pois isso pode
prejudicar o quadro de saúde da pessoa”, orienta Jabis Alexandre, diretor geral
de Automóvel da companhia.
Em
colisões sem vítimas, a primeira recomendação é sinalizar o local do acidente
com o triângulo luminoso (geralmente este equipamento fica no porta-malas dos
veículos) e manter-se no acostamento da via. Após este procedimento, o
aconselhável é coletar os dados dos carros (placa e modelo) e dos motoristas
envolvidos no acidente (nome, telefone e RG), além do registro por meio de
fotos, se possível.
No caso
de colisões leves, uma situação muito comum é o automóvel apresentar problemas
após o motorista sair do local, por acreditar que os danos ocasionados não
foram prejudiciais ao veículo. “O serviço de guincho oferecido pelas
seguradoras é gratuito e não elimina o bônus (indicador que reúne o histórico
de sinistro do cliente e fornece desconto na renovação) da apólice, evitando
que avarias imperceptíveis sejam agravadas”, explica o especialista.
Após a
resolução da situação, a dica final é o registro do Boletim de Ocorrência. O
documento será a versão oficial do acidente e das ações tomadas pelos
envolvidos, podendo proteger o condutor de eventuais problemas futuros.
Contato com a seguradora
O
processo é simples e rápido. Algumas seguradoras oferecem atendimento pelo call
center 24 horas e também a opção de abertura do sinistro pela internet, no site
da companhia, onde o segurado ou o terceiro poderão enviar cópias dos
documentos dos envolvidos e do veículo e do Boletim de Ocorrência e agendar a
vistoria do automóvel.
Conserto do veículo
A
apólice oferece uma completa estrutura de apoio ao motorista nesse momento.
Basta o condutor responsável pela colisão levar o carro para uma avaliação
técnica na rede de atendimento da companhia. “Nesse local, os peritos
realizarão uma vistoria detalhada do automóvel e definirão o custo. Caso seja
superior à franquia estabelecida pelo contrato, o segurado pode pagar esse
valor, evitando gastos superiores com a restauração. Também é importante
considerar que somente a avaliação não elimina o bônus da apólice. A decisão
final é sempre do cliente”, explica o diretor.
O
próximo passo é a escolha da oficina para o reparo.
L.S.
Revista Apólice
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